You are here: Início

Atributos de Deus

E-mail Imprimir PDF
deusSal. 139. 7-8

1 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também.

 

A BIBLIA NÃO SE PREOCUPA EM COMPROVAR DEUS, A BÍBLIA DECLARA A SUA
EXISTÊNCIA.
ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS

1) ONIPRESENÇA: Não importa onde formos Deus está ali.
Será que entendemos essa onipresença?
Sabemos que tudo que fazemos Ele está vendo?
- Deus é onipresente quando estou enfermo.
E quando estou me empanturrando das delícias culinárias?
- Deus é onipresente quando estou precisando de sua proteção nas rodovias.
E quando estou passando num sinal vermelho?
- Deus é onipresente quando preciso de sua ajuda na prova escolar.
E quando estou colando?
- Deus é onipresente quando peço a Ele uma namorada…
E quando estão fazendo aquelas coisas… que Deus não aprova?
` (Nos momentos que agimos erradamente, Deus parece não existir)

2) ONISCIENTE: Sabe de tudo até nossos pensamentos. Sabe de tudo que vai acontecer.
Ele é soberano para tomar decisões e alterar os propósitos humanos.
Sabe e conhece as nossas vontades.
Ele sabe os seus desejos.

3) ONIPOTENTE: É o todo poderoso. Tem poder para curar, libertar e salvar.
Ele até limita seu poder, para tratrar com seu povo.
Mas libera o seu poder a medida que nos aproximamos D’ele.

Ef. 3.20
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

4) TRANSCEDENTE: (Sobrenatural) Ele é um ser que difere de qualquer outro ser, não tem dependencia de sua criação, seu ser é infinitamente maior e mais elevado.
Ele é perfeito e puro. (Ex. 24. 9-10 – Isaias: 6:1-9)
Ex.: 24, 9-10 E subiram Moisés e Aarão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, E viram o Deus de Israel, e debaixo dos seus pés havia como uma obra de pedra de safira, e como o parecer do céu na sua claridade.
Is.: 6, 1-9 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor, assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séqüito enchia o templo. Os Serafim estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

5) ETERNO: Ele é de eternidade a eternidade, não se limita ao tempo humano.
Sl 90 - SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Ele é o “EU SOU” Ex.: 3.13 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: o EU SOU me enviou a vós.

6) IMUTÁVEL: Ele é inalterável no seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos. Num. 23, 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?
ISSO NÃO QUER DIZER QUE DEUS NUNCA ALTERE SEUS PROPÓSITOS TEMPORÁRIOS DIANTE DE  PROCEDIMENTOS HUMANDOS. ELE PODE POR EXEMPLO, ALTERAR SUAS DECISÕES DE CASTIGO POR CAUSA DO ARREPENDIMENTO SINCERO DOS PECADORES.

Jonas 3- 6-10
1) Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza.
2) E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.
3) Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um, do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
4) Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. Deus muda uma decisão como resultado da perseverença em oração do justo (Num 14.1-20)

7) PERFEITO E SANTO: Isento do pecado é justo.

8) DEUS É TRIUNO: Ele é um só Deus manifesto em 3 pessoas, Pai, filho e Espírito Santo. Cada pessoa é  plenamente divina, mas não são 3 deuses e sim um somente. Dt. 6.4 e Is. 45,21.


Qual atributo a mais será preciso para que o homem reconheça a soberania de Deus, e se coloque na sua vontade?

 

Por. Pb. Walter Figueiredo